terça-feira, 15 de agosto de 2017

Escola Manoel de Matos comemora prêmio conquistado em encontro estadual

“É um motivador”, diz diretora Quitéria Calado sobre o reconhecimento
Turma do 1º Ano venceu em 2º lugar na Feceal, categoria pedagógica
O clima ainda é de comemoração na Escola Estadual Manoel de Matos, em Santana do Mundaú. Após um projeto da turma do 1º Ano conquistar o 2º lugar na Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal) na categoria pedagógica, a direção afirma que o reconhecimento serve como “um motivador” para a comunidade escolar.

O projeto “Cada ação gera uma reação” vem sendo desenvolvido há três anos por um grupo de estudantes com a orientação do professor de Química e Biologia Nadelson Ferreira. “A relação da vegetação com a qualidade da água” foi o subtema escolhido para ser trabalhado em 2017. Os alunos pesquisaram, realizaram levantamento de dados, fotografaram e confeccionaram maquete.

Teste em maquete mostra a influência da mata ciliar na qualidade da água
“O que motivou esta temática foi a seca de 2016 quando 70% das nascentes secaram ou ficaram abaixo do nível normal, fazendo com que os pequenos agricultores perdessem as safras e até plantações. E quando fizemos a pesquisa, percebemos que essas nascentes não têm nenhuma mata ciliar, ou seja, estão sem proteção. Com o projeto, mostramos o problema e uma solução para os agricultores”, explica o professor.

Professor e aluno
construindo maquete
Apesar do reconhecimento, Nadelson afirma que o principal objetivo de foi conscientizar alunos e agricultores sobre a importância da preservação ambiental. “Nossa comunidade precisa de um choque de realidade porque quando chove acha que resolveu o problema, mas esquece da preservação das nascentes. É preciso lembrar que Santana do Mundaú precisa diretamente da comunidade rural, pois 60% da renda do município vêm da agricultura e, se nada for feito, a seca será novamente uma realidade”, alerta.

Nascentes estão sem proteção em
Santana do Mundaú
Fabiolla Miranda, 15, fez parte do grupo de estudo e reconhece que o trabalho foi uma extensão da escola na comunidade, facilitou a compreensão do problema e vai contribuir com a própria cidade: “Foi uma experiência muito gratificante poder ajudar a população da cidade onde moro. Fiquei muito feliz ao receber a notícia de que ganhamos em 2º lugar, porém o importante não é a vitória e sim a participação ativa de todos e a preocupação com a recuperação das nascentes”.
Diretoras dizem que prêmio motiva
ambiente escolar (Foto: Thiago Aquino)

Já a diretora Quitéria Calado afirma que, apesar das dificuldades enfrentadas pela instituição, o prêmio prova que é possível alcançar uma educação de qualidade em escola pública. “A Escola se orgulha muito de ver mais uma vez ela sendo motivo de reconhecimento e desempenhando um papel social que a ela cabe, como uma instituição pública de fazer uma educação de qualidade”, pontua a gestora. Ouça, abaixo, o depoimento da diretora:


Lúcia Lourenço, diretora adjunta, lembra que a conquista mostra que a Escola Estadual Manoel de Matos tem professores compromissados com a educação. “São resultados assim que me motivam a estar permanecendo há 35 anos nesta instituição”, fala, emocionada.

Feceal

A Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal) foi realizada durante a segunda edição do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entre 07 e 11 de agosto.

Nesta segunda edição do Encontro Estudantil, com o tema “Alagoas 200 anos: as juventudes construindo a história”, aproximadamente 1.800 alunos da rede estadual participaram de mostras artísticas, robótica, feira de ciências e debates, que ocorreram no Centro de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió.

Por: Thiago Aquino / Mundaú Notícias Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Parabéns a todos,Direção ao Professor Nadelson Ferreira e sua Turma,por mais um Projeto de sucesso.

    ResponderExcluir

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!