quarta-feira, 21 de junho de 2017

Inverno começa com chuvas em Santana do Mundaú


Chuvas e nível do Rio Mundaú continuam dentro da normalidade, informam Semarh e Defesa Civil
Chuvas elevam nível do Rio Mirim, afluente do Mundaú (Foto: Anderson Sales / cortesia)
Os moradores de Santana do Mundaú acordaram com o clima realmente de inverno na manhã desta quarta-feira (21), data em que se inicia a estação. Com chuvas isoladas desde o feriado de Corpus Christi (15), o Rio Mundaú e os seus afluentes chamam atenção por suas águas correntes, diferente do cenário visto até maio desse ano.

Um vídeo divulgado pelo leitor Anderson Sales mostra a força da água na cachoeira do balneário Xiringa. Anderson também registrou imagens de outros pontos do Rio Mirim. Confira o vídeo e as fotos abaixo:



Nível do Rio Mirim ficou no limite do leito nesta manhã (Foto: Anderson Sales / cortesia)
Águas cobriram "piscina" em banho natural no Sítio Mirim (Foto: Anderson Sales / cortesia)

Já o agente comunitário de Saúde Alan Lourenço ficou surpreso com a situação do Riacho Ingazeira. “Fui entregar um exame no Sítio Ingazeira e só passei porque estava no quadriciclo”, informou. "Como estiou, ele começou a baixar", disse Alan.


Registro feito nesta manhã por agente de Saúde (Foto: Alan Lourenço / cortesia)


Sol entre nuvens e chuvas isoladas
mantém nível do Rio Mundaú normal.
A Defesa Civil de Santana do Mundaú informou que o Rio Mundaú se encontra um pouco elevado, mas sem risco de transbordamento. “Continuamos monitorando os rios. Qualquer situação de anormalidade estaremos emitindo algum alerta”, disse Naelson Ferreira, coordenador municipal da Defesa Civil.
De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a estação – que se estende até o dia 22 de setembro – vai apresentar chuvas dentro da normalidade e diminuição da temperatura, principalmente até o final do período chuvoso, que encerra na primeira quinzena de agosto.
A Sala de Alerta da Semarh, responsável pelo monitoramento da previsão climática e dos níveis dos rios em Alagoas, explica que não é esperado um grande volume de chuvas, porém não se descarta um evento de chuva extrema. “Estamos em alerta 24 horas e monitorando a quantidade de chuvas em Alagoas, bem como o nível dos rios”, garante Vinícius Pinho, meteorologista da Semarh.

A Secretaria disponibiliza todos os dias a previsão do tempo. As informações podem ser visualizadas no site.

Por: Thiago Aquino

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!