terça-feira, 23 de junho de 2015

Roubos frequentes causam medo nos moradores de Santana do Mundaú

A violência tem tirado o clima de tranquilidade da pequena cidade do interior

Moradora fala por trás de portão sobre o medo de ser vítima da violência

Os roubos a casas e estabelecimentos comerciais estão cada vez mais comuns em Santana do Mundaú, na Zona da Mata de Alagoas. Reféns do medo, moradores e lojistas estão amedrontados e temem que a situação piore ainda mais. Em um giro pelas ruas, nossa reportagem ouviu relatos impressionantes de quem teve seus bens saqueados pela ação dos criminosos.
Após roubo, Adilson teve que
improvisar com uma televisão pequena
O motorista Adilson Clemente, 29, lembra de cada detalhe da situação de como foi encontrada a sua casa, no Residencial Santana do Mundaú, construído para as vítimas da enchente de 2010, após um arrombamento. Segundo ele, os bandidos arrobaram a porta e levaram uma televisão, produtos de uso pessoal e 70 reais em dinheiro. O crime aconteceu na última semana de maio deste ano e em plena luz do dia. 

“Tenho medo dessa violência que está ai e sinto falta de segurança aqui onde moro. Estamos inseguros e sem proteção”, desabafa. Ele lembra que os bandidos aproveitam o momento que não tem ninguém em casa.

Morador improvisa "cerca elétrica" com arame em sua casa

Na "Rua da Bala", moradores vivem
dentro de muros e portões
Outra refém do medo é a dona de casa Maria José, 55, que reside na rua batizada pelos moradores como “Rua da Bala”. Ela diz nunca ter presenciado cenas de violência, mas por medida de segurança cercou a casa onde mora com muros e portão. “Mesmo com tanta dificuldade financeira, tive que me esforçar para fazer tudo isso. Prevenir é a única alternativa”, afirma.

Pais têm medo que crianças
presenciem atos de violência
Antônio da Silva e Marcia Maria são casados e têm dois filhos, um de nove anos e outro de dois. De acordo com Antônio, no mês passado um tiroteio na rua onde eles moram, no Residencial, causou medo em todos os moradores. 

Para sua esposa Marcia, a grande preocupação é com as crianças. Márcia teme que elas possam presenciar essas cenas de violência e fiquem traumatizadas. Segundo ela, um dos filhos já tem um histórico de saúde debilitada e necessita de exames e acompanhamento médico. “Eu tenho medo deles verem uma pessoa matando outra aqui na rua e ficarem doentes por isso”, contou revoltada.

Outro morador, que não quis se identificar, disse ter visto homens encapuzados fazendo rondas pelo conjunto.

Comércio

Comerciantes estão assustados com onda de assaltos

Evertânio mostra buraco que os 
ladrões fizeram no telhado
A violência tem tomado conta de Santana do Mundaú e vem acabando com o clima de tranquilidade e sossego da pequena cidade do interior. Para os comerciantes a situação também não está nada fácil. Evertânio Nogueira é dono de uma casa de rações de animais há cerca de 8 meses e,  segundo ele, durante esse período já foi roubado duas vezes. 

Na última vez, os ladrões subiram em um poste, andaram pelo telhado, abriram um buraco e entraram pelo banheiro. Saquearam a mercadoria jogando-a, pela janela, nas margens do Rio Mundaú. Um prejuízo de cerca R$ 4.500,00, de acordo com o comerciante.

Criminosos usaram escada para
arrombar e furtar loja
Em outro caso, os ladrões entraram e reviraram os estoques de uma loja localizada bem no centro da cidade. A vítima acredita que a ação foi planejada. Os bandidos usaram uma escada para ter acesso ao estabelecimento. Um prejuízo enorme, segundo a proprietária, que infelizmente não conseguiu recuperar todo o estoque. O prejuízo foi ainda maior para o estado emocional de quem teve suas mercadorias levadas pelos criminosos. “Pedimos as autoridades competentes e aos responsáveis pela segurança que façam alguma coisa para impedir essa onda de assaltos em nossa cidade”, desabafou emocionada.

Após denúncias, há dez dias, um casal acusado de cometer diversos roubos na cidade foi preso, mas liberado por não ter sido pego em flagrante.

Medidas de segurança

Prefeito Marcelo de Souza promete
mais eficiência na Guarda Municipal
Procurado pela reportagem, o prefeito do município Marcelo de Souza lembrou que a cidade, com 11.070 habitantes, só conta com quatro policiais e informou que desde a gestão anterior foi feito o pedido de reforço policial para o município. Mas segundo ele, não teve reforço porque a quantidade de policiais no estado é insuficiente e não atende a grande demanda. Ele reconhece que não há condições do estado aumentar o efetivo pelo fato de que a maior quantidade de policias se concentra na capital.

“Enquanto o reforço não vem, a prefeitura está equipando um prédio para a Guarda Municipal que trabalhará em conjunto com a polícia fazendo a segurança tanto da parte baixa quanto da parte alta do município”, informa o gestor.

O prédio do GPM também funcionará
como sede da Guarda Municipal 
Ainda segundo o prefeito, também foi solicitada a implantação de um Grupamento da Polícia Militar, GPM, no novo conjunto, mas o Comando Geral da PM só instala outro grupamento caso exista na localidade um alto índice de violência. “O que, para o Comando, não há no residencial”, afirmou o prefeito da cidade.

Ele também falou sobre as câmeras de segurança instaladas no município que não estão funcionando. “Os técnicos fizeram uma vistoria e já foi feito o pedido das peças em Maceió. Na próxima semana todas as câmeras de segurança devem voltar a funcionar”, prometeu ele. Questionado sobre a ausência de câmeras de segurança no Residencial Santana do Mundaú, Souza afirmou que a prefeitura tem a pretensão de instalar os equipamentos, mas ainda não tem prazo para a instalação por conta da crise financeira pela qual sua gestão enfrenta.

Por: Thiago Alvino, Thiago Aquino / Mundaú Notícias
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!