terça-feira, 7 de outubro de 2014

Chuvas aumentam nível do rio Mundaú, mas apenas afluentes transbordam

Chuvas estão sendo causadas por uma frente fria

Rio Mundaú na manhã desta terça

As chuvas que caem em Alagoas desde sábado (04) têm provocado o aumento do nível do rio Mundaú, situação que deixa a população de áreas ribeirinhas preocupada. Mas segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Semarh, mesmo com as chuvas, o nível do rio permanece dentro da calha, sendo registrados pontos de transbordamentos apenas em afluentes.

"Após o município de União dos Palmares, identificamos alguns pontos de transbordamento [em afluentes], porém não há relatos de inundação em nenhum dos rios monitorados", afirma Gino Oliveira, diretor de meteorologia da Semarh.

Monitoramento

Através do sistema de telemetria da Agência Nacional das Águas (ANA) o internauta pode ter acesso às informações do monitoramento do Rio Mundaú. No site da ANA, a quantidade de chuva e o nível do rio Mundaú são atualizados de 15 em 15 minutos. Para acessar, clique aqui! (O site funciona apenas com o navegador Internet Explorer).

Os moradores de Santana do mundaú podem ficar atentos ao nível do rio através das informações coletadas na cidade de Correntes, Pernambuco. Às 13h45 desta terça-feira, o sistema registrou 140cm o nível do rio, considerado normal. 

O alerta

O alerta emitido pela Sala de Monitoramento Hidrometeorológico ressalta a necessidade de atenção durante o dia de hoje (07), informando que podem ser registrados pequenos alagamentos e transtornos a população ribeirinha dos municípios de Rio Largo, Satuba e Porto Calvo, devido à elevação de afluentes do Rio Mundaú que podem atingir cotas elevadas durante o dia. 

Frente fria

A Diretoria de Meteorologia também informa que as chuvas estão sendo causadas por uma frente fria que está estacionada na costa do nordeste brasileiro. Vinicius Pinho garante que o fenômeno é comum, mas é atípico para a época em Alagoas: "É uma chuva que seria comum durante o nosso inverno, mas está chegando no começo da primavera. Alguns municípios já apresentam o dobro de chuva da média esperada para o mês inteiro", informa o meteorologista da Sala de Alerta.

Com índices acima de 100mm, a região da Zona da Mata tem a média histórica de 45.4mm de chuvas para o mês de outubro. No entanto, Pinho informa que a frente fria já está perdendo força e as chuvas devem diminuir a partir desta quarta-feira (08). Na quinta-feira (09), apenas chuvas isoladas são esperadas para o Litoral e Zona da Mata.

MAIS FOTOS DO RIO MUNDAÚ EM SANTANA DO MUNDAÚ








Por: Thiago Aquino / Mundaú Notícias com informações da Semarh
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!