sábado, 2 de novembro de 2013

Diretora faz intercâmbio nos EUA, representa AL em Brasília e é homenageada pela SEE

Quitéria Calado é diretora da Escola Manoel de Matos 

Secretaria de Educação homenageou a diretora no Aeroporto Zumbi dos Palmares 


De volta a Alagoas, depois de 15 dias de intercâmbio nos Estados Unidos e uma passagem por Brasília, a professora Quitéria Calado foi recebida com faixas, flores, aplausos e abraços. Ela é diretora da Escola Estadual Manoel de Matos, em Santana do Mundaú, vencedora da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2013. Iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Embaixada dos Estados Unidos, o prêmio reconhece as mais exitosas experiências em gestão escolar no país. 
No comitê informal de recepção e boas-vindas, que esteve no Aeroporto Zumbi dos Palmares, na sexta-feira pela manhã, faziam parte familiares, colegas de trabalho e representantes da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e uma delegação da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), vinda de União dos Palmares. 
Na bagagem, além da experiência de ter conhecido a realidade educacional norte-americana, a professora Quitéria trouxe também o orgulho de ter participado da solenidade de entrega do Prêmio Gestão Escolar 2013, na quinta-feira (31), em Brasília. 
“O prêmio ficou com Mato Grosso, mas Alagoas esteve muito bem representada pela escola da diretora Quitéria Calado”, afirmou Claudia Tenório, superintendente de Gestão da Rede Estadual e coordenadora o Prêmio Gestão no Estado.
Homenagem – Depois de abraçar familiares e amigos, a professora Quitéria falou da emoção de ser reconhecida como educadora e gestora. “Aos 60 anos de idade receber uma homenagem como essa, é muito gratificante. Não tem como a gente conter as lágrimas”, afirmou Quitéria. 
“A educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo”, afirmou a professora Quitéria, lembrando a frase famosa do educador pernambucano Paulo Freire. Para ela, o Prêmio Gestão 2013 é resultado de um trabalho coletivo. 
“Se não fosse a união de todos, dos alunos aos professores, a gente não tinha conquistado esse prêmio”, afirmou Quitéria, dedicando o prêmio à equipe da escola e aos moradores de Santana do Mundaú. 
Socialização – De acordo com a coordenadora da 7ª CRE, Rosário de Almeida, a experiência que Quitéria teve nos Estados Unidos, quando visitou uma escola de ensino médio no Estado da Geórgia, será repassada aos demais gestores educacionais da região da Zona da Mata.
“Vamos marcar uma data e um local para que a professora Quitéria possa passar à frente esses conhecimentos que ela adquiriu nessa viagem de intercâmbio. Para que essa experiência que ela teve possa ser socializada com os demais colegas diretores”, explicou Rosário. 
Educadora – “Ela é a nossa mola forte”, afirmou Karine Cecília do Nascimento, 16 anos, aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Manoel de Matos, referindo-se à homenageada. “Além de uma ótima pessoa, muito humana e dedicada, ela se revelou numa grande educadora”, acrescentou.
“Além de uma educadora exemplar e de grande visão pedagógica, a Quitéria tem um coração do tamanho do mundo”, resumiu Lucélia Lourenço, professora de História, que responde pela coordenação pedagógica da escola premiada. Segundo ela, além dos projetos criativos e da gestão democrática, a escola foi vencedora pelo empenho dos professores e a união de pais e alunos em defesa de uma educação inclusiva e qualidade.
Durante as enchentes de 2010, a Escola Manoel Matos ficou parcialmente destruída, teve o muro derrubado e perdeu parte do seu acervo.  Três anos depois conquista o Prêmio Gestão 2013, oferecido pela Secretaria Estadual da Educação e entregue à diretora Quitéria Calado. 
Por: ASCOM / SEE-AL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!