sábado, 16 de março de 2013

Escola passa por reforma após quase 3 anos de enchente

Início do ano letivo foi adiado para o dia 08 de abril

Escola passa por reforma emergencial


A Escola Estadual Manoel de Matos, localizada na Rua Doutor Muniz Falcão em Santana do Mundaú, estava aguardando, na primeira semana de março, cerca de 800 alunos para o início do ano letivo de 2013. Porém a gestão escolar foi surpreendida com uma visita de uma equipe da Secretaria Estadual de Educação.

Escola já aguardava alunos para
o início do ano letivo
O motivo da visita foi pra comunicar que a Escola iria passar por uma reforma. Como o retorno das aulas estava marcado para o dia 04 de março e a direção teve conhecimento sobre a reforma no dia 1º, os alunos e pais foram convocados para uma reunião, onde seria explicado o motivo do adiamento do início das aulas.

Em entrevista, a diretora Quitéria Calado explica que essa reforma foi um pedido da Escola desde 2010, mas que só agora está acontecendo. “Após a enchente de junho de 2010 pedimos que fosse feita uma reforma emergencial, porém, o Estado respondeu que a Escola seria reconstruída na nova cidade e por isso não poderia ser feito alguns reparos no prédio”.


Muro da Escola foi destruído pela enchente em 2010 e agora é reconstruído

A diretora falou que, com o aparecimento de outro problema, alertou novamente a Secretaria de Educação: “Em dezembro de 2012 comunicamos que a situação da rede elétrica poderia comprometer o ano letivo de 2013, pois algumas paredes do prédio estavam ‘dando’ choque elétrico. Na verdade, este alerta é desde 2010”.


Rede elétrica passa por reparos
A previsão do início das aulas está prevista para o dia 08 de abril, mas segundo Quitéria Calado os alunos não serão prejudicados. “A reforma poderá atrasar o ano letivo, mas não irá prejudicar nossos estudantes. Se no calendário escolar a previsão para o fim das aulas deste ano era pra dezembro, podemos ir até janeiro de 2014”.

Lucia Lourenço, diretora-adjunta pede que os pais de alunos compreendam a situação da Escola: “Temos que ter paciência e entender que é algo emergencial, a nossa Escola precisa dessa reforma”.

Escola na nova cidade

A direção também passou algumas informações sobre a construção da Escola Estadual Manoel de Matos na Fazenda Juçara. “Houve um problema na infra-estrutura, inclusive, fizemos uma visita nas obras da Reconstrução e não localizamos o terreno onde será construída a nossa Escola” afirma.  

A diretora informou que, segundo a empresa do programa da Reconstrução, a previsão para a construção da Escola é para 2014. Ela lembra também que todo material que a Manoel de Matos recebeu após a enchente seria para a nova escola, porém já está sendo usado no atual prédio, como por exemplo, as 500 bancas que o Governo enviou no final de 2010.


Por: Thiago Aquino / Mundaú Notícias
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!