domingo, 23 de setembro de 2012

"Clarão" é visto no céu em Santana do Mundaú

ATUALIZADA ÀS 11:35 - 24/09
Fenômeno foi observado em Alagoas e Pernambuco


Foto  do fenômeno circula no Facebook / Reprodução



2012. Esse ano virou sinônimo de fim do mundo. Muitos alagoanos e pernambucanos quase acabaram acreditando nessa possibilidade. Na noite deste sábado, entre 19h e às 22h, foi visto no céu um "clarão", objeto não identificado rasgou a atmosfera em chamas, causando espanto em quem presenciou o fenômeno. 

Em Santana do Mundaú, a internauta Darlane Lima questionou em seu perfil na rede social Facebook sobre o clarão, "Galera, o que foi isso que passou no céu agora?". Em contato com o Mundaú Notícias, o estudante David Amorim afirmou também ter visto o fenômeno, "eu estava com os amigos na rua quando de repente vi no céu algo como se fosse um meteoro".

Relatos no Facebook dão conta que o clarão foi visualizado em grande parte do litoral alagoano e de Pernambuco. Alguns contam que tiveram medo de se tratar do fim do mundo, outros acreditaram ser um óvni. Uma suposta foto do objeto, que já é considerado por muitos um meteorito, circula na rede social.

Alguns usuários contam ter visto a queda do objeto de perto. “Minha sogra viu um clarão azul no céu enquanto viajava pra Maragogi. No momento do ocorrido ela estava em Peroba que é um povoado de Maragogi, ela disse que passou em frente ao carro”, afirmou Paulo, no site Clima Tempo. Já o pernambucano Luiz Felipe, de Olinda (PE), diz que a "bola de fogo" irradiou tanta luminosidade que clareou os prédios da orla da Casa Caiada.

A base do Corpo de Bombeiros em Maragogi afirma não ter feito buscas, mas diz ter recebido ligações de pessoas curiosas para saber do ocorrido. "Não fizemos buscas, porque muitos disseram que o objeto caiu em alto mar, e ninguém sabe identificar especificamente onde. Chegaram a pensar que foi a queda de um avião, o que não procede", disse o soldado Wellington Moura.

"Clarão" foi satélite que saiu de órbita e caiu na Terra

“clarão” visto no céu de Alagoas na noite deste sábado (22) foi provocado pela queda de um satélite desativado que saiu da órbita da Terra e caiu na atmosfera do planeta, segundo o professor de Meteorologia Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

Pelos relatos das pessoas que viram o fenômeno e pelas imagens que observei do caso, trata-se de um satélite desativado que saiu de órbita e caiu na atmosfera. Se fosse um meteoro, a luz emitida não seria esbranquiçada, mas sim avermelhada. Ocasionalmente, episódios semelhantes acontecem em outros pontos do planeta, fruto da grande quantidade satélites desativados”, explicou o professor.

De acordo com o meteorologista, a alta velocidade e o atrito com moléculas de ar presentes na atmosfera causaram uma temperatura que pode ter superado os três mil graus Celsius, provocando a queima do objeto metálico e o “clarão” que surpreendeu os alagoanos. “O atrito entre as moléculas de ar e a massa metálica faz com que o material pegue fogo até que o material se esgote”.

Por: Thiago Aquino / Mundaú Notícias com informações do Tudo na Hora

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. eu acredito que o fim do mundo está perto, e que Jesus está voltando, e esta foi uma alerta pra muitos que estão querendo deixar o meu jesus cristo e pra muitos que não acredita que ele vai voltar.eu vou gritar bem auto Jesus está voltandooooooo.

    ResponderExcluir
  2. meu jesus cristo está voltando, vem buscar a sua igreja

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que seja um aviso da vinda de cristo.Quem lê. a biblia sabe que jesus virá. como. um ladrão sem avisar,por isso devemos nos preparar e nos comverter pois não sabemos o dia e nem a hora,mais acedito que está. muito perto a vida do nosso salvador,estou lutando a cada dia para está. preparada e ir para o paraíso. com ele.....

    ResponderExcluir
  4. EMGRAÇADO VI ESSE CLARÁO... E DEXEI PRA LÁ. ERA MUITO FORTE... E FIQUEI MIM KESTIONANDO...PERGUNTANDO!?! A MUDANÇA DE UM ESTRELA KADENTE É DIFERENTE MAS ESSE FOI MUITO FOOORTEEE...!!! É COMO SE FOSSE AMANHECER O DIA!!! ...SHALOM...!!!

    ResponderExcluir

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!