quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Governo avança em projeto para ampliar a produção da laranja


Galpão concentrará aparatos para a logística de distribuição e comercialização do produto
Máquina vai ajudar no beneficiamento da laranja lima


A gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) Laranja Vale do Mundaú, Leila Flávia, participará, nesta quinta-feira (15), de uma reunião na Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) para viabilizar, por meio do levantamento de dados técnicos, a construção de um packing house. O APL Laranja Vale do Mundaú é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae.

O packing house é um galpão que vai concentrar não só a produção, a qualidade e a higienização da laranja, por meio de máquinas beneficiadoras, como também os aparatos necessários para a logística da distribuição e comercialização do produto.

“Devido às enchentes do ano passado, o local previsto foi comprometido. Um novo terreno, que está sendo administrado pelo Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas S/A (Serveal), foi definido como o local onde será construído o packing house. Ficou determinada a instalação na fazenda Jurema, em Santana do Mundaú, com uma área de 3.700 m²”, explicou a gerente de Articulação Municipal da Seplande, Maria de Fátima.

O projeto para a construção conta com recursos financeiros do governo federal. Segundo Leila Flávia, a máquina vai reduzir os gastos para a comercialização do produto. “Para o beneficiamento de dez toneladas de laranja lima em Pernambuco, por exemplo, o produtor tinha que pagar R$ 600. Com a máquina, o trabalho pode ser realizado aqui mesmo em Alagoas, a um custo bem menor”, afirma.

Também participarão da reunião o engenheiro responsável da obra, Ricardo Lima, o técnico em edificação da Seagri, André Rodrigues Neto, e Marcelo Rocha, gestor do projeto.


Por: Agência Alagoas


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!