terça-feira, 2 de agosto de 2011

Suco de laranja lima será produzido em Santana do Mundaú

Produto será comercializado como polpa em saquinhos de 150ml e é pioneiro no País
Presidente da Cooplal mostra como será vendido os sucos congelados


A partir de setembro, um produto pioneiro e genuinamente alagoano estará sendo produzido e comercializado no Estado de Alagoas: o suco congelado da laranja lima. A ideia é do presidente da Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima de Santana do Mundaú (Cooplal), Antonio Carlos Souza, fundador da entidade.
Desde 2009, a Cooplal faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (APL) da Laranja do Vale do Mundaú, coordenado pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento (Seplande), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio aos Pequenos e Médios Empresários (Sebrae). Em sua nova sede, as instalações para a fábrica já estão prontas.
Como informa Antonio Carlos, o investimento feito pela Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima de Santana do Mundaú para aquisição de novos equipamentos para a fábrica foi de R$ 37 mil reais. “Fizemos adaptação na sede para instalação dos equipamentos e nossa expectativa é de na segunda quinzena de agosto as máquinas já tenham chegada em Alagoas”.
A fábrica de suco congelado de laranja lima vai dispor de uma máquina extratora, uma dosadora, uma seladora, além de freezer, uma máquina de beneficiamento de laranja e tanque de lavagem.
Como explica o presidente da Cooplal, Antonio Carlos, a fábrica terá capacidade para processamento de 200 litros de sucos por hora, e que será possível fazer o enchimento dos saquinhos de 150 ml em larga escala de produção.
Antonio Carlos afirma ainda que os primeiros testes com o suco congelado foram feitos em 1996. Já em 2005, quando da sua visita à cidade de Cruz das Almas, patrocinada pelo governo de Alagoas por intermédio da Secretaria de Agricultgura (Seagri), para conhecer o escritório da Embrapa, uma empresa europeia queria comercializar 30 toneladas de suco para agregar valor.
O produto foi enviado, mas após a fabricação os técnicos não aprovaram a qualidade. Então iniciei em casa novos testes, e desta vez adicionando limão para melhorar a acidez do suco”, recorda Antonio Carlos. Ele explica ainda que além da mistura com limão, o suco foi conservado em baixa temperatura.
Desta vez, afirma Antonio, a combinação foi perfeita já que a grande dúvida era a forma de congelamento, porque a laranja lima não possui muita acidez, ou quase nenhuma. “A temperatura baixa e a mistura com o limão fizeram com que a durabilidade da polpa aumentou ainda mais”. Segundo ele, após a fabricação o produto pode ser consumido em até quatro meses, sendo mantido a uma baixa temperatura.
Para a gestora do APL Laranja do Vale do Mundaú Leila Flávia Lima, a fabricação do suco de laranja lima é mais um desafio da Cooplal e será uma atividade promissora tanto para o mercado alagoano, quanto para o mercado brasileiro. “O governo de Alagoas, por meio da Seplande e da Seagri, e o Sebrae estão dando todo suporte e apoio necessário para que a iniciativa alcance o sucesso desejado”, constata Leila.
Além de gerar renda para os associados da Cooplal, com a comercialização do suco congelado de laranja lima, ainda será possível a geração de empregos para a própria comunidade de Santana do Mundaú. Inicialmente, como informa o presidente da Cooperativa Antonio Carlos, a fábrica vai contratar de imediato dez trabalhadores.
Como afirma a gestora do APL Laranja do Vale do Mundaú Leila Flávia, o governo de Alagoas e o Sebrae já estão fazendo gestão junto ao governo federal para que a Cooplal possa conseguir a obtenção do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e o produto também possa ser comercializado em outros estados brasileiros.
Antonio Carlos acredita que a fabricação do suco congelado de laranja lima na cidade de Santana do Mundaú vai contribuir significativamente para diminuir as perdas na produção da laranja na região. “Em cada safra, o prejuízo calculado chega a 30% de toda a produção. Seguramente, a produção do suco congelado vai garantir lucro para todos os produtores”, comemora o presidente da Cooplal.
Enquanto o suco congelado de laranja lima era produzido apenas para degustação durante feiras, exposições e congressos em que a Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima de Santana do Mundaú se fazia presente, hoje a realidade é bem diferente: o produto já tem mercado garantido em Alagoas.
Entre os segmentos já com interesse em comercializar o suco congelado (polpa) de laranja lima estão hotéis, pousadas, padarias, lanchonetes e supermercados. 
Por: Agência Alagoas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. Agora sim Santana do Mundaú vai crescer, pois isso é uma conquista para o comércio da cidade e vai dá empregos para os mundauenses. Pelo menos uma notícia boa!

    ResponderExcluir
  2. Que massa! isso me dá orgulho de ser mundauense!

    ResponderExcluir
  3. Por muito tempo (e ainda assim o será por mais outro tempo) política em União dos Palmares e Santana do Mundaú rima com concentração de poder, dinheiro nas mãos de poucos e burrice. A iniciativa da COOPLAL é sinal de que nem sempre tem que ser assim. Espero que o povo avalie bem, saia do sono eterno e nas próximas eleições comecem a valorizar também estas iniciativas. Aí estão D. Quitéria Calado, o Antônio Carlos e essa juventude maravilhosa mundauense que está dando crédito às mudanças. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Antonio carlos SIM. D. Quitéria... fala sério. Ela já foi vice prefeita e o que fez foi tentar tirar seu Lóia do poder pra sentar na cadeira. Porque não tem voto. Só queria saber do bom salário que tinha como vice e nunca deu um quilo se açúcar a ninguém.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Mundauenses, era o que faltava para esta cidade, trabalho, inovação e melhor aproveitamento dos recursos naturais. Digo "recursos naturais" porque a produção da laranja lima é fruto imprescindível dessa terra. Acredito que todos serão beneficiados com a instalação dessa empresa na cidade.

    ResponderExcluir
  6. já era hora de constuir uma fabrica.

    ResponderExcluir
  7. Só esta faltando uma coisa é os Agricultores Mundauense acreditar na equipe de Antonio Carlos.

    ResponderExcluir
  8. EU, ANTONIO ,PRESIDENTE DA COOPLAL AGRADEÇO A TODOS QUE EXPRESSARAM SUAS IDEIAS DE APOIO A FABRICA DE SUCO CONGELADO, AFIRMO A TODOS QUE EM BREVE ESTAREMOS FABRICANDO SUCO PARA VENDER NÂO CONGELADO, PRECISAMOS DE UMA CAMARA FRIA E UM CAMINHÂO REFRIGERADO, ESPERAMOS APENAS CONSEGUIR UM TERRENO EM LUGAR SEGURO PARA AMPLIARMOS A INDUSTRIA, VAMOS TAMBÉM TRABALHAR COM MANGA CAJÚ E MACARUJÁ, APROVEITANDO AS FRUTAS EM EXCESSSO QUE TEMOS EM SANTANA DO MUNDAÚ
    ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve mesmo criar uma fabrica de suco,agradecemos.

      Excluir
  9. SANTANA DO MUNDAU ... nosso município tem potencial so falta que a propria populaçao veja isso.tenho orgulho da minha terra e acredito nela...

    ResponderExcluir
  10. SANTANA DO MUNDAU ... nosso município tem potencial so falta que a propria populaçao veja isso.tenho orgulho da minha terra e acredito nela...

    ResponderExcluir

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!