quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Produtores de laranja lima assinam consórcio com o IBDI e o Governo Federal

Documento irá fortalecer e impulsionar o desenvolvimento da cadeia produtiva da laranja.

 

Representantes de associações, da Cooperativa de Laranja Lima do Vale do Mundaú (Cooplal), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar de Santana do Mundaú, do Ministério da Agricultura, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Institucional (IBDI) e do Sebrae Alagoas estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (16), em Santana do Mundaú, para a assinatura do Consórcio de Produtores de Sucos, Polpas e Derivados de Frutas de Alagoas (Conprosuco).

O objetivo da ação é organizar os produtores locais de forma estratégica para que possam ter um maior poder de barganha frente ao mercado, tanto na compra como na venda de produtos em conjunto. O consórcio foi assinado por 18 associações da região, pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, pela Cooplal, pelo do Ministério da Agricultura, e pelo IBDI. Atualmente a Cooplal possui cerca de 50 cooperados cadastrados, mas atende a pelo menos mil produtores que vivem da produção da laranja lima na região. 

O arranjo faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), criado em 2004 e coordenado pelo Governo do Estado e pelo Sebrae Alagoas. O objetivo do Programa é incentivar a economia local e fortalecer as atividades produtivas no interior do Estado.

O Arranjo Produtivo Local (APL) Laranja no Vale do Mundaú atende hoje cerca de 2.500 produtores em cinco municípios alagoanos: Branquinha, Ibateguara, São José da Laje, Santana do Mundaú e União dos Palmares. O APL foi lançado em 2008, mas começou a desenvolver suas ações em 2009.

Por: Primeira Edição Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!