sexta-feira, 1 de julho de 2011

Secretária Municipal de Saúde apresenta projetos para Conselho Tutelar

Conselho Tutelar quer fazer parceria com as secretarias municipais


Secretária afirma que o Conselho Tutelar é um parceiro forte


A Secretária de Saúde de Santana do Mundaú, Márcia de Mello Ferreira, se reuniu nesta quinta-feira (30/06) com os membros do Conselho Tutelar do município para apresentar projetos que beneficiará crianças e adolescentes como também famílias mundauenses.
Márcia de Mello


Márcia de Mello falou da importância do Conselho Tutelar está envolvido nos projetos da Saúde “Como gestora da Saúde, tenho obrigação e o dever de falar sobre os serviços que estão sendo disponibilizados no momento à população de Santana do Mundaú. Como a assistência contempla a família temos que envolver o Conselho Tutelar, que é um parceiro forte, pois é ele que atende e acompanha as famílias”.


Abuso e exploração sexual

Para evitar e acompanhar crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, a secretária afirmou que a Secretaria de Saúde tem 4 psicólogas e 1 assistente social para dá apoio as famílias assistidas pelo Conselho Tutelar e vai fazer um plano de ação com um cronograma de atividades com palestras ligadas à psicologia para atender tanto o Conselho como a própria Secretaria.
Projetos beneficiará famílias

Drogas


Para evitar o uso de drogas entre os adolescentes, a secretária disse que está para chegar no município um curso do SESAU que vai trabalhar com todos Agentes de Saúde para capacitar jovens e adolescentes. Afirmou também que já foi solicitado a implantação do programa do NASF, que é voltado para a questão do alcoolismo na juventude, está apenas aguardando a resposta do Secretário Estadual da Saúde.


Distrito Munguba


Os conselheiros questionaram sobre o Distrito Munguba que está sempre fora dos programas e a secretária falou que já tem um projeto para atender não só a Munguba, mas vários sítios do município, onde vários médicos e nutricionistas irão até os moradores, pois é difícil para as pessoas das comunidades rurais se deslocar até o centro da cidade para ser atendido. Esse programa, a secretária falou que quer trabalhar junto com o Conselho Tutelar.


Plantão é suspenso

No momento da reunião, Márcia de Mello, afirmou que o plantão do posto de atendimento do município será suspenso nesta sexta-feira (01/07) e está aguardando aprovação de um dos projetos para esse plantão ser fixo e atender nos finais de semanas e feriados.

Secretária diz que quer transformar a Saúde de Santana do Mundaú, “Meu objetivo com esses projetos é de transformar a Saúde, fazer com que ela chegue as famílias e principalmente comunidades humildes que tanto necessita”.

Ela comentou também sobre a importância de se trabalhar com projetos, “Ou se trabalha com projetos e programas novos e tenta ampliar a Saúde ou a mesma fica detida só aos PSF e algumas especialidades médicas e SUS não é isso, é o direito da família de ser contemplada com muitos programas do Governo Federal que a gente desconhece por não entender a política da Saúde, que é enorme”.
Conselheiro Ivanildo agradece o apoio da secretária

O Conselho Tutelar quer fazer uma parceria entre as secretarias municipais, mas que até o momento apenas a da Saúde compareceu ao Conselho, é o que afirma o conselheiro Ivanildo Marcolino “queremos fazer uma parceria do Conselho Tutelar com as secretarias para uma rede de proteção da criança e do adolescente, esperamos o apoio da Secretaria de Educação e da Assistência Social”. No final da reunião os conselheiros agradeceram o apoio da secretária e de toda Secretaria da Saúde como também a Prefeitura de Santana do Mundaú. 

Por: Thiago Aquino / Mundaú Notícias
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!