domingo, 5 de junho de 2011

Internautas repassam informações obtidas na Semarh através de seminário

Escola Manoel de Matos recebe palestra com o tema "A Internet e a Tecnologia como instrumentos de alerta de enchentes"

Internautas poderam saber como é feito o trabalho da Semarh e da Defesa Civil

Professores, alunos e a direção da Escola Estadual Manoel  de Matos receberam neste sábado (04/06) uma palestra com os internautas que visitaram a Sala de Alerta da Semarh (Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) em Maceió dia 19 de Maio, que foram eles: Herman Marjan (Secretário da Escola Manoel de Matos), Thiago Aquino (Idealizador do portal Mundaú Notícias) e Thiago Alvino (Repórter do portal Mundaú Notícias). O seminário teve como tema "A Internet e a Tecnologia como instrumentos de alerta de enchentes".

Na visita à Semarh, os internautas puderam conhecer como ela funciona, como é feito o monitoramento do Rio Mundaú e o trabalho da Defesa Civil. Esta visita se deu após as chuvas que atingiram as bacias dos rios Mundaú e Paraíba no início do mês maio, quando a Semarh orientou diretamente os moradores através do Twitter e também recebeu informações em tempo real dos próprios internautas sobre a elevação dos níveis das águas.  

Após essa visita, os internautas tiveram a ideia de repassar as informações obtidas lá na Semarh através de seminário. A palestra foi feita nos dois horários, tarde e noite. Herman Marjan explicou sobre a Meteorologia e como funciona o monitoramento dos rios; Thiago Aquino falou aos alunos sobre os desastres e as regiões com ameaças múltiplas em Alagoas e Thiago Alvino comentou sobre a Defesa Civil. 

O seminário teve ainda a presença de um dos membros da COMDEC (Comissão da Defesa Civil) de Santana do Mundaú, Nilo Miranda dos Santos, onde ressaltou sobre o trabalho da Defesa Civil no município, a barragem em Garanhuns, os afluentes do Rio Mundaú desde sua nascente e sobre a hidrografia do nosso município.

Além disso, os alunos e professores aprenderam a como ver o nível do rio Mundaú  através do site da ANA. Por fim, os palestrantes agradeceram a direção da Escola Manoel de Matos e seus funcionários pela oportunidade de deixar os alunos bem informados sobre o assunto abordado.

MAIS FOTOS

Direção da Escola agradece os internautas pela palestra
Muitos alunos participaram do seminário
Herman explica como funciona o monitoramento dos rios
Nilo Miranda, um dos membros da COMDEC fala sobre o trabalho da Defesa Civil
Alunos prestam atenção na palestra
Confira mais fotos no nosso orkut, clique aqui.
Baixe o material usado no seminário, clique aqui.

Por: Thiago Aquino, Ester Delmiro e Ramon Santos / Mundaú Notícias 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Thales Pantaleãodomingo, 05 junho, 2011

    Os organizadores deste evento estão de parabéns, realmente temos que repassar estas informação sobre a utilização dos atuais recursos da internet na prevenção de desastres ambientais.

    ResponderExcluir
  2. Saudades da escola em que estudei, pena que a assistência do estado atualmente não é igual antes (1980) era maravilhoso a assitencia que o governo tinha para com a escola.
    Infelizmente...

    ResponderExcluir

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!