segunda-feira, 30 de maio de 2011

Portal da Transparência: recursos federais e aplicação de dinheiro público

Acesse e fique por dentro dos recursos que chegam ao seu município

Portal da Transparência / Reprodução
O Portal da Transparência do Governo Federal (http://www.portaldatransparencia.gov.br/é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), lançada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.
O Governo brasileiro acredita que a transparência é o melhor antídoto contra corrupção, dado que ela é mais um mecanismo indutor de que os gestores públicos ajam com responsabilidade e permite que a sociedade, com informações, colabore com o controle das ações de seus governantes, no intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam. 
Por meio das consultas é possível obter dados sobre: gastos diretos do Governo Federal, transferências de recursos a Estados e Municípios, convênios com pessoas físicas, jurídicas ou entes governamentais, previsão e arrecadação de receitas, servidores do Governo Federal e também relaciona as empresas que sofreram sanção pela Administração Pública Federal e também por Estados brasileiros, no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS).
Como funciona
Para acompanhar a transferência de recursos do município, basta seguir esses passos (vamos usar como exemplo o município de Santana do Mundaú):
Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior


1-Escolha o ano da consulta e a opção “por município” e clique em consultar.

2-Agora vai aparecer uma lista com nomes dos estados brasileiros, clique em Alagoas.

3-Aparece agora as cidades alagoanas. Abaixo tem um campo para pesquisa, nele digite “Santana do Mundaú”, clique em “ok”, logo após, aparecerá acima o nome do município, clique sobre ele.

4-Pronto, agora você já pode acompanhar os recursos quem vem para a prefeitura da sua cidade, se deseja ver com mais detalhes, é só clicar sobre cada recurso. Para ir para próxima página, basta digitar o número 2 no campo que aparece abaixo.

Os mesmos passos acima serve também para a consultar os outros serviços oferecidos pelo site.
Por: Thiago Aquino / Mundaú Notícias
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Este é um importante instrumento de cidadania, qualquer pessoa pode acessar e ter conhecimento sobre o repasse dos recursos de todos os cidadãos de Santana do Mundaú, quebrando a idéia de que estes recursos pertence a "A" ou a "B".

    ResponderExcluir

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!