quarta-feira, 18 de maio de 2011

Internautas visitarão a Sala de Alerta da Semarh

Visita servirá para explicar o funcionamento da Rede de Monitoramento Hidrometeorológico, que vem atuando na vigilância 24 horas dos rios

Sala de Alerta / Semarh

Próximo de completar um mês de funcionamento, a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) recebe, nesta quinta-feira (19), moradores dos municípios que integram a bacia hidrográfica do Rio Mundaú. A visita guiada servirá para explicar o funcionamento da Rede de Monitoramento Hidrometeorológico, que vem atuando na vigilância 24 horas dos rios, e repassando informações para a população por meio da imprensa e da rede social Twitter.

A ideia de utilizar a rede social surgiu após as chuvas que atingiram as bacias dos rios Mundaú e Paraíba, no começo do maio, quando a Semarh orientou diretamente os moradores através do Twitter, com informações em tempo real sobre a elevação dos níveis das águas. Nesta quinta-feira, usuários da rede social dos municípios de Santana do Mundaú, União dos Palmares, São José da Laje e Murici se deslocarão até a capital Maceió para conhecer como funciona a Rede de Monitoramento Hidrometeorológico da Sala de Alerta.

Os moradores, além de receber informações sobre elevação do nível dos rios e intensidade das chuvas nas regiões, participaram da criação de uma rede de informação em tempo real sobre o que estava acontecendo nos municípios. Comentando sobre a situação do tempo e o comportamento das bacias hidrográficas, também utilizaram o Twitter para enviar fotos das regiões que apresentavam transbordamento ou possibilidade de transpor os limites das calhas, principalmente dos rios Paraíba e Mundaú.

A equipe do portal Mundaú Notícias foram uns dos convidados para participar da visita. Thiago Aquino, Thiago Alvino e o internauta Herman Marjan estarão representando Santana do Mundaú. Ambos no início deste mês trocaram informações sobre o nível do Rio Mundaú no município com a Semarh através do Twitter.

O diretor de Gestão Ambiental da Semarh, José Gino, explicou que a Secretaria está desenvolvendo um programa que fará com que os dados de elevação dos níveis dos rios não dependam no site da Agência Nacional de Água (ANA) e possam ser disponibilizados no site do órgão estadual. Ele também explicou que estão sendo preparados materiais explicativos sobre meteorologia, bacias hidrográficas e Defesa Civil para serem utilizados em palestras nas cidades banhadas pelos rios Mundaú e Paraíba.

Estamos trabalhando para criar um canal mais amplo com a população na circulação dessas informações, apesar de que tudo é passado para a Defesa Civil Estadual e as devidas providências são tomadas por eles. Mas temos tentado também orientar a população. Na próxima semana, já iremos disponibilizar no site da Semarh os dados apresentados no portal da ANA sobre os níveis dos rios. Também vamos realizar palestras em algumas cidades para explicar diretamente à população o funcionamento dos rios e das chuvas, para que eles entendam melhor quando há e quando não há perigo”.

A previsão meteorológica de Alagoas pode ser vista diariamente no site da Semarh e mais informações podem ser obtidas através do perfil no Twitter @semarh_al. O nível de elevação dos rios Mundaú, Paraíba e Jacuípe pode ser verificado na página da Agência Nacional de Águas (www.ana.gov.br/telemetria).

Siga o Mundaú Notícias: @mundaunoticias 

Por: Thiago Aquino com informações da Semarh
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!