terça-feira, 12 de abril de 2011

Alagoas ganha mais 20 bibliotecas do Programa Arca das Letras

Santana do Mundaú é uma das cidades contempladas
O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário e da Delegacia Federal do MDA em Alagoas, e o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Pescadoras de Alagoas (MMTRP-AL) entregam mais vinte bibliotecas do Programa Arca das Letras para comunidades rurais de 10 municípios de Alagoas.
As atividades começaram nesta terça, 12, com a capacitação de 40 agentes de leitura, moradores das comunidades que ficarão responsáveis pela administração das bibliotecas. Às 17h aconteceu a solenidade de diplomação dos agentes de leitura e de entrega das bibliotecas às comunidades rurais dos municípios de Anadia, Arapiraca, Canapi, Feira Grande, Igreja nova, Limoeiro de Anadia, Maragogi, Mata Grande, Santana do Mundaú e União dos Palmares.

O evento foi realizado na sede do MMTRP-AL, na Rua General Hermes, Bom Parto, Maceió (AL). O Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Pescadoras de Alagoas tem parceria com as organizações não-governamentais Rainbow of Hope for Children (Canadá) e ActionAid (Inglaterra).

A organização conseguiu apoio das duas entidades para doação dos móveis-arca para as comunidades que vão receber as bibliotecas. Com a iniciativa o movimento pretende ampliar o Programa Arca das Letras a mais áreas de atuação do MMTRP-AL.
Em 2009, sete comunidades com atuação de grupos de mulheres do movimento receberam as bibliotecas. Em 2010, as bibliotecas foram avaliadas e constatou-se o aumento no número de leitores, a grande frequência de crianças e, também, de leitores adultos e muita procura por literatura infantil, além de melhoria no desempenho escolar dos estudantes. Esses resultados estimularam a busca de parcerias para implantar mais bibliotecas nas áreas do MMTRP-AL.
O Programa Arca da Letras, criado em 2003 pelo MDA, já implantou mais de 8.200 bibliotecas em comunidades de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e em colonias de pescadores de todos os estados do Brasil.
As bibliotecas disseminam informações úteis para o desenvolvimento comunitário e das atividades produtivas e incentivam a leitura no meio rural. Em Alagoas o programa já implantou 120 bibliotecas em 54 municípios. O trabalho nas bibliotecas é realizado por mais de 240 voluntários que emprestam os livros e cuidam para garantir bons resultados na ampliação do interesse pela leitura junto a mais de 31 mil famílias campesinas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. MUITO BOM SABER QUE MUNDAÚ ESTÁ EM ALGUMAS COISAS SE DESENVOLVENDO. O QUE ESPERA-SE QUE NÃO SEJA INTERESSE POLÍTICO.
    SE FOR COMO OUTRAS COISAS DEPOIS DESAPARECEM.

    ResponderExcluir

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!