sábado, 12 de março de 2011

Governador recebe comitiva do Ministério da Educação

A parceria entre o governo do Estado e o Ministério da Educação e o andamento das obras da Reconstrução das escolas destruídas pelas enchentes do ano passado foram discutidos nesta sexta-feira (11), durante reunião entre o governador Teotonio Vilela, o secretário Executivo do MEC, José Henrique Paim, o secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, e técnicos da Secretaria e do Ministério. O encontro aconteceu no Palácio República dos Palmares.

De acordo com o governador Teotonio Vilela, é preciso manter a parceria entre o Estado e o Ministério, uma vez que há um entrosamento muito bom. “Estamos ansiosos para avançar em todas as questões referentes à educação. Educação é uma das nossas principais prioridades”, destacou.

O secretário Rogério Teófilo enfatizou que a aproximação entre o Estado e o MEC é muito importante para Alagoas. “O Programa Geração Saber foi construído com o apoio do Ministério e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O trabalho dos nossos técnicos já serve de modelo para os estados brasileiros”, ponderou.

Teófilo salientou ainda que a vinda da comitiva do MEC é importante para que eles verifiquem, in loco, o andamento dos trabalhos de construção das escolas nas cidades atingidas pelas enchentes ocorridas em junho do ano passado. “Neste sábado, às 9h30, iremos visitar as obras de uma escola construída no método de pré-moldado em Rio Largo”, informou.

O secretário Executivo do MEC, José Henrique Paim, fez questão de evidenciar que o Programa Geração Saber se tornou referência para outros Estados e que será replicado no Maranhão e Piauí. “Em relação à questão das enchentes, estamos acompanhando de perto o processo de construção das escolas. Por isso, estamos fazendo mais essa visita a Alagoas”, comentou.

Retrospecto – O Ministério da Educação destinou cerca de R$ 122 milhões para construção/reconstrução de 73 escolas das redes estadual e municipal nas cidades atingidas pelas águas. Deste total, 35 unidades escolares já foram licitadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).

Serão escolas de duas e seis salas nos municípios de Murici, Atalaia, Rio Largo, Jacuípe, São José da Laje, Viçosa, Santana do Mundaú, Matriz de Camaragibe, União dos Palmares, Joaquim Gomes, Paulo Jacinto, Quebrangulo e Branquinha. Já o processo licitatório das escolas de 12 salas será realizado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

A reunião desta sexta-feira contou também com a presença da secretária de Estado Adjunta da Educação, Cícera Pinheiro; do deputado Federal Arthur Lira; do senador Benedito de Lira e do corpo técnico da SEE.


Por: Agência Alagoas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!