sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Os municípios entram na lutam contra a dengue



Prefeitos e secretários municipais de saúde vão participar do encontro deste sábado (19), com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir estratégias de combate à doença. A AMA está em parceria com a SESAU na convocação dos representantes municipais. Para o presidente Abrahão Moura só com esse trabalho integrado dos entes federativos e da população será possível combater a dengue.

O ministro Alexandre Padilha vem percorrendo os estados brasileiros, em especial os que estão inseridos na classificação de risco muito alto de ocorrência de epidemia da doença. Padilha desembarca às 13h40 no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Seu primeiro compromisso será uma visita a Unidade de Saúde João Paulo II (Jacintinho), que é uma referência no tratamento de casos de dengue.

Em seguida, se dirige ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde conhecerá a unidade e visitará a obra de ampliação. Logo depois, Alexandre Padilha segue para o Palácio República dos Palmares para uma entrevista coletiva a partir das 15h15. O ministro participa ainda, às 15h30, de uma reunião para discussão das estratégias a serem viabilizadas em Alagoas, visando ações para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Antes de retornar a Brasília, o ministro terá uma audiência com o governador Teotonio Vilela.

A dengue está na agenda como uma prioridade do ministro Alexandre Padilha, que diante do cenário de risco de uma epidemia destacou a necessidade de esforço concentrado por parte dos gestores públicos federais, estaduais e municipais, bem como da sociedade civil para combater à dengue, uma doença que pode levar à morte.

Em Alagoas os municípios prioritários para combate à dengue são Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Delmiro Gouveia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Messias, Palmeira dos Índios, Paripueira, Penedo, Pilar Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, Satuba, Teotônio Vilela e União dos Palmares, embora os 102 municípios estejam sendo chamados para participar da mobilização e das novas estratégias contra o mosquito.

Por: AMA com informações SESAU Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!