segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Estações meteorológicas vão ajudar cidades na prevenção de enchentes‏


Numa nova rodada de reuniões para elaboração de um plano de prevenção contra enchentes, a novidade foi o anúncio feito pela Semarh, da proposta é a instalação de estações meteorológicas  com o objetivo de se monitorar o nível e vazão dos rios para evitar surpresas. Serão beneficiados com o sistema os municípios do Vale do Paraíba, Mundaú, Região Metropolitana e ainda Jundiá e Jacuípe banhados pelo Rio Manguaba.

Segundo o técnico José Gino, os equipamentos já estão em funcionamento em municípios banhados por rios e cujo acompanhamento se faz necessário, para o caso da emissão de alertas. O trabalho será feito em parceria com as comissões de Defesa Civil dos municípios e a Defesa Civil Estadual.

O meteorologista da Semarh, Adriano Augusto, mostrou, em números, as condições climatológicas de cada região do Estado e ressaltou que o grande problema é a má distribuição das chuvas, o que reforça a necessidade das prefeituras adotarem medidas preventivas, uma delas, o fortalecimento das Condecs. A previsão para março, por exemplo, à região da Zona da Mata - atingida pelas enchentes de junho passado -, com 100,1 milímetros, é inferior apenas à previsão para os municípios que compõem o litoral.

Segundo o Secretário Executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Romeiro,o governo federal já disponibilizou toda a estrutura, inclusive financeira, para elaboração dos planos, o que, segundo o presidente da AMA, prefeito Abraão Moura, os prefeitos já estão fazendo e tomando todas as precauções, trabalhando principalmente não só o agora, mas  um plano a longo prazo. “Não mais podemos correr riscos”, finalizou.

A reunião também contou com a presença do deputado estadual João Henrique Caldas, que integra a comissão instituída pela Assembléia Legislativa para acompanhar os trabalhos de recuperação das cidades atingidas pela enchente em 2010.

A AMA está trabalhando em parceria com a Defesa Civil e  Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos para que em 2011, as cidades enfrentem o inverno e possam ter condições de evitar novas tragédias.

Por: Divulgação/AMA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!