sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Começam os trabalhos da construção da nova Santana do Mundaú

Confira como está o andamento das obras na Fazenda Jussara:





A equipe do portal Mundaú Notícias esteve na Fazenda Jussara, que fica localizada em Santana do Mundaú, onde vai ser construídas as 1,261 casas destinadas a população atingida pela enchente e onde vai ser construída a nova Santana do Mundaú, que foi destruída pela enchente no mês de junho do ano passado.

Uma parte da terra já está arada, e algumas máquinas continuam fazendo o mesmo processo. As primeiras obras que estão sendo feitas são os galpões, que vão ser usados pelos trabalhadores das obras. Foram instalados também, banheiros provisórios próximo as barracas.

Certa de 400 barracas estão na fazenda e 30 no Conjunto Habitacional, mas nenhuma delas estão ocupadas, o principal motivo é a alta temperatura, para você ter uma idéia, por volta das 08h:30min da manhã, a sensação é de ter mais de 40º graus dentro das barracas. Por essa razão, os desabrigados preferiram ficar alojados na antiga maternidade.

Entrevistamos o supervisor geral de obras José Bispo da Silva, veja o que ele falou:

Mundau Notícias: O que está sendo feito, de fato, aqui na Fazenda Jussara?
“Aqui estamos fazendo a nova cidade, pois Santana do Mundaú ficou destruída, não há um local para convivência das pessoas nesta cidade. As pessoas que moram na parte alta do município, se sentem bem e seguras e por causa disso não querem sair, mas a população atingida por aquele desastre, não querem e não podem ficar no mesmo local”.

M. N.: Qual a situação do terreno da fazenda?
“O terreno daqui é muito bom, não tem nenhum problema, está sendo bem preparado e vamos fazer uma obra de qualidade”.

M. N.: Em relação às barracas, elas vão ser retiradas?
“Sim, as barracas que foram instaladas aqui serão todas retiradas, pois no local vamos construir casas, elas foram colocadas aqui pensando nos desabrigados, isso foi questão de emergência, mas os desabrigados foram para outros lugares como a casa dos parentes, alugaram casas ou até foram para outras cidades”.

M. N.: Toda cidade será construída na fazenda Jussara?
“O que está previsto é isso, até porque vamos construir escolas, biblioteca, quadra de esportes, campo de futebol, rede de esgoto, o que antes a cidade não tinha, os prédios públicos e até a Igreja, claro”.

M. N.: E a questão da água?
“Foi pensado no rio Jundiá que é próximo da fazenda, mas essa questão é com a CASAL (Companhia de Saneamento de Alagoas)”.

M. N.: Qual o tamanho das casas?
“As casas são completa para a família, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro, área e quintal. O tamanho ainda não sabemos, porque estamos aguardando o projeto”.

Conversamos também com José Serafim de Santana, que é pedreiro, e diz que “as obras estão em andamento, estamos terminando os galpões, que servirá para os trabalhadores ficarem alojados neles. Só pode ter início as obras das casas, quando terminar esses galpões” conclui o pedreiro.

Todos os dias, moradores do município visitam a fazenda Jussara, para saber como andam a construção das casas, até porque a população não ver a hora das casas já estarem construídas, como é o caso de dona Josefa Batista, de 80 anos, que mora em uma das ruas ribeirinhas da cidade, ela diz que está fazendo novena para que a obra seja concluída o mais rápido possível, pois não sabe o que vai ser da população no inverno, por medo de uma nova enchente.

Assim como dona Josefa, a população está ansiosa para ver a nova Santana do Mundaú construída, desta vez, em um local seguro, não havendo mais riscos de uma nova catástrofe.


CONFIRA AS FOTOS:
(Clique sobre cada imagem para visualizar em tamanho maior)

Uma parte da terra está arada

Homens trabalham na construção de galpões

Galpão servirá para os próprios trabalhores

Homens ficarão alojados no galpão


Certa de 400 barracas estão na fazenda

A sensação da temperatura dentro da barraca é de ter mais de 40º graus

Nenhuma das barracas foram ocupadas


As barracas serão retiradas do local

Os ventos fortes derrubaram algumas barracas
30 barracas estão na Cohab e também não foram ocupadas
Moradores preferiram ficarem alojados na antiga maternidade


Veja a visão que vemos de S. do Mundaú da Fazenda Jussara:


Santana do Mundaú-AL

Santana do Mundaú-AL



Para visualizar mais imagens, seja nosso amigo no orkut clicando aqui.
Seja um seguidor do Mundaú Notícias! Clique aqui.
Participe da comunidade Mundaú Notícias, clique aqui!


Por: Thiago Aquino / Mundaú Notícias
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Alguém que acessa o portalsexta-feira, 04 fevereiro, 2011

    Fico imprecionado pela inteligência desses jovens, as coisas que eles fazem/elaboram é como fossem feitas por jornalistas profissionais, nota 10 pelo ótimo português, pela criatividade, pelo esforço e coragem. Continuem assim, pois o futuro de vocês vai ser brilhante, pode acreditar.

    ResponderExcluir
  2. fico impressionado pela ingenuidade de voces ou má fé em manipular as informação posi voces sabe que tudo vai demorar e que existe muito roubo nessa obra e que o povo é quem vai pagar a conta.

    ResponderExcluir
  3. Vamos com calma, os responsáveis pelo site estão fazendo o trabalho deles, agora basta cada um tirar as suas conclusões a respeito do material exposto, eles não estão defendendo nada estão expondo que lhes foram dito.

    Contudo, todos nós temos que ter consciência que irá demorar e muito para a construção e entrega destas casas. A própria história reforça esta idéia, várias e várias pessoas atingidas por desastres até hoje esperam por suas casas, prometidas por políticos corruptos que utilizam da ingenuidade do povo para se aproveitar, assim como estão fazendo em Mundaú. Isto é tão comprovado que até o responsável pelos trabalhadores que estava na obra na Jussara, nem sabia qual a área disponível para cada casa, dizendo que ainda estava sendo fechado o projeto. Espera aí, como é que ainda está fechando o projeto, e ainda chega Nonó fazendo "MÉDIA", porque ele não está fazendo nada para melhorar esta situação, enganando o povo.

    Gente, uma coisa é certa temos que nos unir para conseguir estas casas, pois a caminhada apenas está começando. Eu acredito que se o Governador for muito bonzinho, estas casas serem entregues com 5 a 8 anos, infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. RECADO PARA O CARO "ANÔNIMO"domingo, 06 fevereiro, 2011

    Caro anônimo, não é bem assim, a IMPRENSA mostra a realidade, é como falou a pessoa acima, tudo que eles falam é verdade, a prova disso são as fotos. O site não tá puxando saco de governo, no vídeo, eles até denunciam as barracas que não foram usadas. Agora, após ler a notícia, você deve ter sua opinião sobre o caso, e não deve abrir a boca e dizer que a equipe "manipula as informações". Quero pedi desculpas a equipe do site, pelo meu desabafo, mas tem horas que devemos defender o que está correto, quero parabenizar a todos que fazem esse site! Continuem assim, mesmo que não sejam valorizados pelos "próprios" da casa (cidade).

    ResponderExcluir
  5. POR ISSO QUE MUNDAU NAO CRESCE PORQ NAO TODOS .MAIS ALGUMAS PESSOAS NAO DAO VALOR A SUA PROPRIA CIDADE.NUNCA VI UMA COISA SEMELHANTE, VAMOS LUTAR TODOS JUNTOS DE MAOS DADAS,È ASSIM QUE SE CAMINHA EM BUSCA DE UM FUTURO MELHOR SEM MEDO DE SER FELIZ.E COM CERTEZA TODOS SEREMOS FELIZES EM NOVA MUNDAU ACREDITE!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. ADORO O MUNDAÚ NOTÍCIASdomingo, 06 fevereiro, 2011

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Ministro (aparecido é Pai Loia)terça-feira, 08 fevereiro, 2011

    meu amigo vamos dar as mãos para que esse ladrões vam pra cadeia, como o proprio Prefeito afastado Eloi da silva e seus secretarios, essa obra esta no mesmo caminho da corrupção de desvio de verbas, cadê o PT para fiscalizar.

    ResponderExcluir
  8. PORQUE ALAGOAS É O ESTADO MAIS CORRUPTO DO BRASIL, E SEU MUNICIPIO MAIS QUE TEM LADRÃO É UNIÃO DOS PALMARES E SANTANA DO MUNDAÚ, SABE POQUE? PORQUE Dr. MANOEL GOMES DE BARROS O Dr. MANO CORDENA E MANDA NA JUSTIÇA DE ALAGOAS ASSIM ELE MESMO JA DECLAROU EM POUCO POLICO AO LADO DO GOVERNADOR TEOTONIO VILELA FILHO ISSO EM UNIÃO DOS PALMARES E SANTANA DO MUNDAÚ ISSO FOI NA ENTREGA DA SAMU NOS MUNICIPIO, É BRINCADEIRA UM MERDA DESSE AINDA MANDA NA JUSTIÇA DE ALAGOAS SERÁ QUE NÃO HÁ GOVERNADOR NESSE ESTADO DE LADRÃO É.

    ResponderExcluir
  9. Pura verdade "Sou Povo", concordo com isso.

    ResponderExcluir

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!