sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Produtores do APL da Laranja Lima finalizam curso de desidratação de frutas

Capacitação irá permitir melhor conservação do produto e redução de custos

Frutas desidratadas têm mercado garantido
O curso de desidratação de frutas, focado no Arranjo Produtivo Local Laranja Lima no Vale do Mundaú, encerrou suas atividades quinta-feira (11), em Santana do Mundaú.

Os produtores participantes foram beneficiados com a capacitação, que vai permitir a redução de custos com embalagem e transporte, além de garantir a conservação adequada da fruta. O APL faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e pelo Sebrae/Alagoas.

A capacitação foi ministrada pelo empresário Leonardo Chiappetta, dono de uma loja no Mercado Público de São Paulo, a Empório Chiappetta. Durante o curso, foram apresentadas todas as etapas do processo de desidratação, como legislação, manipulação, limpeza, higiene da fabricação e o mercado de desidratados.

A desidratação é uma das maneiras mais eficazes para conservar frutas. O processo consiste na remoção de água através do aumento da temperatura do produto e, consequentemente, da evaporação da água contida no fruto. Enquanto isso, o equipamento desidratador remove a umidade evaporada.

O principal benefício dessa técnica é a conservação das características naturais dos produtos, assim como o impedimento da proliferação de microoganismos responsáveis pela deterioração da fruta fresca por conta da redução da umidade.

“A fruta desidratada é uma ótima fonte de vitaminas e minerais. Além disso, a desidratação permite a redução de custos com embalagem, transporte e armazenamento”, destaca a gestora do APL, Leila Flávia.

O curso foi destinado aos produtores ligados à Cooperativa de Produtores de Laranja Lima (Cooplal) e à Associação dos Produtores Agroecológicos (Ecoduvale). 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!