sábado, 20 de novembro de 2010

Dia Consciência Negra é comemorado em União dos Palmares

Comemoração é na Serra da Barriga


Mesmo sendo berço do maior foco de resistência da raça negra, o Dia da Consciência Negra foi comemorado de forma discreta em Alagoas. As celebrações se concentraram em União dos Palmares, local do maior quilombo do país, e reuniu – principalmente – grupos religiosos, comunidades quilombolas e artistas.

A representação do Estado ficou por conta da presença do vice-governador José Wanderley Neto, do secretário de Cultura, Osvaldo Viégas e do representante do governo federal, Maurício Reis, que participaram da abertura oficial da programação na Serra da Barriga.

As manifestações, no entanto, tiveram início antes mesmo do raiar do sol, com uma cerimônia restrita para descendentes dos quilombolas originais e religiosos, que realizaram homenagens aos ancestrais negros, símbolos da luta e da resistência. Durante todo o dia, várias manifestações artísticas e religiosas devem ocorrer na Serra Barriga.

A programação foi definida pela Prefeitura de União dos Palmares, Governo do Estado e federal e segundo os organizadores, mais de dez mil pessoas são esperadas no local. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) intensificou os trabalhos para concluir a recuperação do acesso à serra, destruído durante as enchentes de junho, que devastou parcialmente o município.

Na tarde desta sábado, ocorre apresentação da orquestra de tambores, fanfarras; grupos de capoeira; grupos afros como o Afro Caeté; Filhos de Zumbi; Malungos do Ilê; Sururu de Capote; Coite D’Airá; Muzimba, entre outros.

Também está previsto um desfile cívico-militar e estudantil na Avenida Monsenhor Clóvis, com participação da banda da PM, assim como apresentações em várias escolas municipais de União dos Palmares de projetos como o “Conhecendo a Nossa História – União dos Palmares” e o “Discriminação rima com não”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!