terça-feira, 5 de outubro de 2010

II Oficina de Aproveitamento Integral da Laranja em Santana do Mundaú

Moradores de Santana do Mundaú aprendem técnicas para aproveitar a fruta e transformar o que iria para o lixo em derivados saborosos.
Reaproveitar a laranja em sua totalidade. Esse é o foco da II Oficina de Aproveitamento Integral da Laranja, que será realizada no município de Santana do Mundaú, na próxima quinta-feira (7). O objetivo do encontro é orientar aos familiares dos produtores integrantes do Arranjo Produtivo Local Laranja Lima, técnicas e benefícios da utilização da fruta, a fim de agregar valor ao alimento e oferecer ao mercado uma linha de produtos derivados da laranja.

“A idéia de orientar e capacitar os familiares desses produtores é expandir esses conhecimentos para que eles, no futuro, possam criar uma cooperativa a fim de fortalecer a comercialização dos derivados da laranja”, explicou a analista da Carteira de Agronegócios do Sebrae/AL, Camila Nascimento. 
Santana do Mundaú é conhecida como a Terra da Laranja


As técnicas de reaproveitamento vão desde o uso do suco para a fabricação de polpas e bolos até a extração da pectina – substância retirada da parte branca da fruta - para a confecção de geléias, doces etc. Além de oferecer um produto saudável e saboroso aos seus clientes, os produtores ganham com o aproveitamento integral da laranja, porque evita desperdícios e gera novas possibilidades de negócio.

O evento é fruto da parceria entre a Associação Ecoduvale e o Sebrae Alagoas. Durante a capacitação serão utilizadas técnicas e realizados exercícios práticos para que o aprendizado seja dinâmico e completo.

“Adquirimos uma máquina de descascar a fruta, para fazer o corte correto da casca na confecção do doce cristalizado. Além disso, adequamos todos os equipamentos para oferecer um curso 100% prático”, frisou Leila Lima, gestora do APL.

A II Oficina de Aproveitamento Integral da Laranja será realizada na sede da Cooperativa de Produtores de Laranja de Alagoas (Cooplal), das 9h às 15h. Mais informações pelo 4009-1739. 


BENEFÍCIOS

Incluir a laranja e seus derivados no cardápio pode ser uma pedida saborosa e nutritiva. No inverno, a fruta é um bom escudo no combate de gripes e resfriados; enquanto no verão é um forte aliado na manutenção ou redução do peso, já que a fruta tem valor calórico muito baixo: aproximadamente 50 calorias, por unidade.

A laranja é uma excelente fonte de vitamina C. Cem gramas da fruta fornecem, em média, 60 mg da vitamina, dose diária recomendada pelos médicos.

E seus benefícios não param por aí. Rica em minerais, a fruta age eficazmente nas defesas do organismo, enquanto o betacaroteno – substância que dá a cor alaranjada – aumenta os níveis de proteção antioxidante. Além disso, o consumo da laranja ajuda no processo de digestão, já que a fruta é rica em fibras solúveis. 

Por SEBRAE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. venha fazer uma entrevista na cooplal no dia de distribuição de alimentos do paa conab

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha!

    A iniciativa. Parabéns a todos envolvidos. Fico feliz em saber que minha cidade existe ações está desenvolvendo para o crescimento profissional. Há muito tempo já era para está acontecendo o desenvolvimento potencial deste município.

    ResponderExcluir

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!