quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Governo leva atividades culturais às famílias desabrigadas

Caravana cultural leva atividades de entretenimento e circenses

Em mais uma reunião de trabalho, na Sala de Situação do Programa da Reconstrução, no Palácio República dos Palmares, técnicos das secretarias de Estado da Cultura, e de Assistência Social, assim como integrantes do Sesi, Sesc, Instituto do Meio Ambiente e das prefeituras, definiram o planejamento e estratégias para a programação alusiva ao Dia das Crianças que será realizada nos acampamentos provisórios das cidades atingidas pelas enchentes.

A proposta da ‘Caravana Cultural’ é levar a cada um dos acampamentos, onde as famílias que ficaram desabrigadas nas enchentes de junho estão morando provisoriamente, atividades com ações de leitura, música, dança, teatro, dança, circo, além de apresentações culturais e oficinas dirigidas aos jovens e crianças.

Como explica o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, a iniciativa tem como finalidade desenvolver uma programação integrada com o Sesi, Sesc, Secult, IMA, Assistência Social e prefeituras com atividades culturais e sócioeducativas. “Por meio de ajuda dos parceiros que estão envolvidos no projeto da ‘Caravana Cultural’ será possível transmitir através de peças teatrais mensagens educativas sobre meio ambiente, higiene pessoal, de doenças sexualmente transmissíveis, de veiculação hídrica, além de diversão e entretenimento às famílias”, disse.

A programação tem início nesta sexta-feira, 8, em Murici, com apresentação do Cine Sesi Nacional, que pode ser visto até domingo, 10. No sábado, 9, o projeto “Sua Majestade O Circo” acontece nos municípios de São José da Laje e União dos Palmares.
Já no domingo, 10, a cidade de Santana do Mundaú recebe a caravana do projeto “Sua Majestade O Circo”; enquanto os municípios de União dos Palmares e Rio Largo recebem o “Teatro Sesi”.

A programação da “Caravana Cultural” prossegue na segunda-feira, 11, nas cidades de Rio Largo e Murici; dia 12, em Quebrangulo; dia 13, em Branquinha; 14, em Jacuípe e Santana do Mundaú; dia 15, União dos Palmares, Capela e Jundiá; 16, Cajueiro e Joaquim Gomes; 18, em Santana do Mundaú.

Pelo cronograma estabelecido pelas instituições envolvidas com a “Caravana Cultural”, as atividades acontecem ainda nos dias 19, 20, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28 e 29 de outubro em todos os acampamentos provisórios das cidades atingidas pelas enchentes.

Meio ambiente - O Instituto do Meio Ambiente também vai participar do evento com atividades recreativas e pedagógicas nas oficinas de sabão biodegradável, feito a partir do óleo de cozinha usado; de fabricação de brinquedos e artefatos de decoração, a partir de material reciclável (garrafas peti) e jogos educativos.

“Vamos apresentar diversos trabalhos sobre a conscientização e o uso racional da água, ensinando o que é certo e errado quanto ao desperdício de água”, afirmou o diretor de pesquisa do IMA, Fernando Veras.

As crianças vão participar ainda de jogos educativos com temas sobre a caatinga, mangues e a mata atlântica. Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente vão mostrar aos estudantes também trabalhos sobre animais brasileiros como tatu, arara, onça, jacaré, lagosta entre outros.

“A meta do governo de Alagoas é oferecer toda ajuda necessária às famílias que foram atingidas pelas enchentes nos 19 municípios alagoanos. E estamos levando também cultura e educação aos abrigos provisórios”, afirmou Luiz Otávio Gomes, coordenador do Programa da Reconstrução de Alagoas.
 
Por: Agência Alagoas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!