sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Municípios atingidos pelas enchentes terão novas bibliotecas

Serão construídos novos prédios em oito cidades e outras onze vão receber recursos para reformas.

Dos dezenove municípios atingidos pelas enchentes, oito serão contemplados com a construção de um prédio novo para a instalação de bibliotecas e os outros 11 vão receber recursos para possíveis reformas de suas bibliotecas e terão ainda um kit modernização. A informação foi dada ao coordenador do Programa da Reconstrução Luiz Otávio Gomes pelo secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viegas.

No encontro realizado nesta sexta-feira (24), no Palácio República dos Palmares, com a consultora do Ministério da Cultura Inês Amorim, foi discutido o prazo para o início das construções e ainda as pendências com relação aos terrenos e suas documentações jurídicas das áreas apresentadas pelas prefeituras. “A reunião serviu para definir alguns pontos, ajustes na documentação e a definição de datas”, resumiu o secretário Luiz Otávio.

Os municípios de Branquinha, Santana do Mundaú, Capela, Murici, Quebrangulo, Rio Largo, Paulo Jacinto e Viçosa serão os contemplados com novos prédios dentro do projeto “Bibliotecas Mais Cultura”, enquanto que o restante vai receber recursos para melhorias físicas, além de aquisição de equipamentos e acervos.

Para o secretário Osvaldo Viegas, essa conquista é fruto do esforço do governo de Alagoas em incluir a pauta da cultura no processo da reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes no interior do Estado. “Após um minucioso diagnóstico feito pela nossa equipe, apresentamos uma demanda ao Ministério da Cultura solicitando apoio financeiro para bibliotecas e museus e fomos contemplados com recursos pelo governo federal”.

Osvaldo Viegas informou ainda que o governo de Alagoas também será contemplado com recursos para a realização da Caravana Cultural nos acampamentos provisórios das 19 cidades atingidas pelas enchentes. “Vamos levar alento, alegria e mensagens de autoestima para as famílias desabrigadas”, disse.

A proposta do projeto “Bibliotecas Mais Cultura” é transformar os equipamentos em centros culturais dinâmicos e interativos. O objetivo é a construção, recuperação e ampliação de espaços já existentes para a prática de atividades culturais, de criação, de lazer ou de simples convívio social.

FONTE: Agência Alagoas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. ESSA É UMA FORMA MUITO POSITIVA DE INCENTIVAR A LEITURA.
    MUITO BOM!!!


    THIAGO ALVINO (REPÓRTER)

    ResponderExcluir

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!
Após escrever seu comentário, na opção "Comentar como:" escolha a opção NOME/URL para facilitar. Preencha só o campo NOME, escrevendo seu nome. Agradecemos o comentário!